Projeto idealizado pelo Instituto Destino Brasil, em parceria com a PUCPR e a Secretaria de Educação, reúne mais de 700 estudantes de Magistério em Curitiba

Imagem: Lucas Fermin /SEED-PR
O Brasil enfrenta um déficit crescente de professores. Estimativas do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo) apontam que a educação básica pode ter uma falta de 235 mil docentes até 2040. Para reverter esse cenário, o Instituto Destino Brasil, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR), idealizou o projeto Geração Professor, que busca inspirar jovens e fortalecer o magistério no País.
“O Brasil precisa de uma nova geração de educadores que se reconheçam como agentes de transformação. A docência é uma vocação, mas também precisa de incentivo e reconhecimento. O Geração Professor nasce com essa missão: valorizar o futuro da profissão e conectar propósito à formação”, afirma Ademar Batista Pereira, presidente do Instituto Destino Brasil.
O projeto visa combater o chamado “apagão de professores” que ameaça as salas de aula, especialmente nas áreas de Matemática, Física e Química, disciplinas com os maiores índices de escassez de profissionais. Além de sensibilizar estudantes do Magistério, a iniciativa busca articular escolas, universidades e poder público em torno de estratégias concretas para a valorização da carreira docente.
Evento reuniu mais de 700 estudantes de magistério do Paraná
Como parte das ações do projeto, o evento Geração Professor reuniu nesta terça-feira (14), no ginásio da PUCPR, mais de 700 estudantes de Magistério de diversas regiões do Paraná. A programação contou com falas de representantes das instituições parceiras, palestra sobre o futuro da educação, orientações sobre cursos de licenciatura e um tour pelo câmpus da Universidade.
Sabemos que o Brasil enfrenta a escassez de profissionais nas áreas de licenciatura. A carência de professores nessas áreas impacta diretamente a qualidade do ensino e limita o potencial de desenvolvimento educacional do País”, destaca o professor César Candiotto, decano da Escola de Educação e Humanidades da PUCPR.

Imagem: Lucas Fermin /SEED-PR
Bolsa Magistério: incentivo à continuidade dos estudos
Durante o evento, a PUCPR apresentou o programa Bolsa Magistério, uma oportunidade para estudantes que concluíram o ensino médio em cursos de Magistério e desejam ingressar na Universidade no 1º semestre de 2026. O benefício oferece 50% de desconto em licenciaturas como Filosofia, História, Letras, Pedagogia e Ciências Sociais, e 60% de desconto em cursos de Matemática, Física e Química, a partir da segunda mensalidade, até o final do curso.

Imagem: Lucas Fermin /SEED-PR
